domingo, 12 de fevereiro de 2012

Uma casa Consagrada


A não ser por um rosto de Cristo no frontão no alto da fachada, vista da calçada de uma arborizada e tranquila rua do bairro do Butantã  em São Paulo, a casa não denuncia em nada sua real função, para o observador comum, é apenas mais uma casa católica da região. Porém, já ao atravessarmos o portão de ferro, podemos começar a intuir que aquele rosto não estava ali isolado, protegendo seus moradores, como é comum nesses casos. Temos uma estátua da Virgem Maria a nos receber e anjos a purificar-nos antes da entrada propriamente dita.

Quando a porta de madeira se abre, somos envolvidos em outra atmosfera, inundados por cantos gregorianos que saem de uma pequena saleta a nossa esquerda, na verdade uma capela, que nos convida a sentar e rezar ou apenas contemplar. Isso por si só já nos modifica, como se entrássemos em outra esfera de realidade. Olhando o ambiente da sala principal, não precisamos nos esforçar em nada para perceber a  devoção aos Mestres Ascencionados e a profunda  religiosidade, inspirada no catolicismo e no cristianismo ortodoxo russo, que impera no ambiente e impregna cada detalhe, cada canto, cada ser que ali habita. Nada está ali por acaso, cada objeto tem um sentido e uma função: ou somos guardados pelos centenas de ícones e santos, protegidos e inspirados por eles, ou somos lembrados a todo tempo que o divino está presente e que a beleza e delicadeza fazem parte da divindade.

Capela

Capela

A casa toda, seu jardim, sua edícula, os consultórios, os quartos, tudo segue a risca o mesmo preceito e temos mesmo a sensação de que ali dentro estamos em devoção, mais perto dos seres de luz, talvez em contato direto com eles. E isso não se dá apenas pelos objetos alí colocados, mas por serem realmente consagrados a Saint Germain, e por consequência a todos os Mestres. Há uma entrega que diviniza a tudo, e essa é a grande diferença entre essa casa e outra qualquer repleta de objetos religiosos ou artísticos.
sala principal

Somos convidados a parar, a agir de forma diferente do corriqueiro, a nos interiorizar. Somos levados a uma quebra do padrão de comportamento usual e se tivermos condição de perceber isso e aproveitar esse mometo, saímos da casa diferentes, mais centrados, mais completos e com uma certa euforia como uma criança que descobriu uma nova brincadeira.
Ali temos arte, música, cultura, mas acima de tudo e envolvendo tudo temos espiritualidade. 
Atelier de Ícones e consultório - Gilberto Safra

Hall da escada
detalhe na copa
Lord Maha Chohan - consultório Kleber Barreto
Pequena Cítara sobre orgão


detalhe de cristaleira com diversos seres mágicos










2 comentários: