sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

"Trajetória" Paulo Von Poser - MUBE




Ainda hoje posso apreciar o estado de alegria e encantamento que a arte e seu autor podem produzir! Momentos que nos levam além do espaço e do tempo, num jogo de sensações, sentimentos e reflexões. Nos elevam a um estado em que percebemos o sentido de separar o sagrado do profano, o imanente do transcendente.

O MUBE, recebeu ontem amigos, admiradores, familiares e interessados em arte em geral para a abertura da exposição "Trajetória", 30 anos de exposições do artista Paulo Von Poser, que com seu dom, gentileza e acolhimento natos, transformou aquele espaço humano num templo de conexão com a magia e poesia divinas.


Ao sermos apresentados à sua trajetória, constatamos com alegria que o artista verdadeiro tem esse dom, é transformador de sua arte, do espaço, e toca quem a observa.
Podemos ver já de início o enorme talento e dom para o desenho nas releituras de Albert Eckhout, nos ricos esboços para o Teatro Guarany, nas cidades retratadas em detalhes, que nos mostram no vigor do traço, seu movimento e a diversidade de universos que convivem diariamente. O artista consegue abraçar a todo esse universo numa composição única e quase poética onde as rosas num momento envolvem as cidades e noutro pairam sobre ela com sua suavidade. Percebemos o profundo conhecimento das cores e suas sensações nas mais variadas nuances de muitas obras monocromáticas, mas de grande riqueza e variedade de detalhes mais uma vez quando observamos a cidade através das rosas ou as rosas através da cidade e a sensação é que sempre estiveram juntas.


Ana Costa do Monte Serrat (detalhe)

 Em contrapartida, temos combinações extravagantes de cores e luzes nas intervenções fotográficas e na geometria dos círculos que envolvem as figuras e no todo transformam-se em mandalas. A habilidade e sensibilidade de uma estética toda peculiar que nos aponta no corriqueiro das ruas, janelas, fibras de um bordado, o que não vemos normalmente ou nos chama atenção aos intensos movimentos do pianista ou à textura de uma pétala de rosa.
Toda a obra envolvida numa técnica primorosa e delicadeza que nos remete ao amor com que foi criada e desenvolvida.

Parabéns e obrigada, Paulo!



Rosas bordadas sobre São Paulo (detalhe)

Vista da exposição com destaque para a obra Foto Gigantografia (Azul)


Rosas (recorte sobre madeira)


Esferas da Revolução




Nenhum comentário:

Postar um comentário