Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O bom filho à casa torna: e volta com fome!

Pois é, voltei com uma fome enorme literal e figurada. Vontade de dividir muitos aprendizados e aprender outros tantos, e também de comer coisas saudáveis e gostosas.

Essa história de só comer o que lhe dá prazer, "se permitir", comigo não dá mais certo: estou alguns kilos acima do peso e depois de uns chacoalhões do destino e da saúde decidi me cuidar muito bem, em todos os sentidos. Por isso que em outro extremo radicalizar e só fazer o que é saudável, sem um mínimo de prazer, ou com aquele prazer pela metade, também não me satisfaz.

Pensando em tudo isso e muito mais, recomeço minhas postagens com uma receitinha muito legal, para ser saboreada com muito prazer e quase sem culpa: saudável sem ser radical e deliciosa!

Bora fazer?

Falso folhado


Ingredientes

Massa:

2 xícaras de chá de farinha de trigo (se preferir use 1 xícara de farinha branca e outra de farinha integral)
2 colheres de sopa de açúcar demerara (procure não colocar açúcar branco)*
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
2/3 de xícara de chá de água
1/3 de xícara de chá de óleo de milho (ou similar)
Amido de milho para polvilhar

Recheio:

O recheio pode ser o que você quiser, mas este da foto é de maçãs e segue abaixo.

7 maçãs pequenas (aquele tipo da turma da Mônica)
1/2 xícara de chá de uvas passas
1 xícara de chá de açúcar mascavo*
suco de meio limão
canela a gosto
2/3 de xícara de chá de água
farinha ou amido de milho para engrossar

Modo de fazer

Massa:

Aqueça a água com o óleo somente um pouquinho
Misture todos os ingredientes secos, exceto o amido de milho que só servirá para polvilhar. Acrescente a água e o óleo e sove. Deixe esfriar.
Abra a massa bem fina e polvilhe sobre ela o amido de milho com a ajuda de uma peneira ou coador.
Enrole a massa fazendo um rocambole. Pode cortar ou enrolar como um caracol para facilitar quando envolver com um filme plástico e levar à geladeira até que fique bem gelado. O mínimo aqui é uns 30 minutos, mas se puder deixar mais ficará melhor.

Recheio:

Descasque e pique as maçãs em pedaços bem pequenos. Acrescente os outros ingredientes exceto a farinha ou amido. Cozinhe em fogo médio até as maçãs estarem macias e formar uma calda. Engrosse a calda com uma colher de sobremesa de amido ou farinha dissolvida em um pouco d'agua.

Montagem:

Abra a massa bem fina novamente comprimindo o rocambole. Corte em retângulos e recheie. Enrole de modo a não amassar as bordas. Pode ser qualquer formato. Eu tentei alguns como vocês podem observar... Gostei mas dos envelopes.
Molhe a superfície um pouquinho com água e polvilhe com  açúcar e canela. 
Asse em forno pré aquecido a 200 graus aproximadamente por 30 minutos ou até dourarem um pouco. Cuidado para deixar passar do ponto.

* O açúcar branco não tem os nutrientes dos outros dois açúcares que citei e também facilita a proliferação de bactérias nocivas no intestino. Essas bactérias são responsáveis pela necessidade sempre maior de se ingerir açúcar. Para quem quer uma alimentação mais saudável o ideal é fazer a troca do açúcar branco pelo demerara, mascavo ou mesmo o mel.

OBS.: É claro que pode ser feito um folhado salgado, somente substituindo o açúcar por um pouco mais de sal e acrescentando somente um pouquinho a mais de farinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário